segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Quanto vale R$ 1,00 ?

Terça-feira, 25 de outubro de 2011...

Lá ia eu comprar minha passagem para a histórica cidade de Rio Grande.
Ao acessar o site da rodoviária da Capital, percebo que há uma empresa diferente das que estamos acostumados a ver circulando: a DATC. Nem me preocupei com o que significa a sigla, e como era a única opção para o horário que eu precisava, comprei a bendita passagem, 57 reais (não executivo; comum).
Quem diria que no carro simples - que depois descobri ser empresa pública, da Prefeitura de Rio Grande - subiria um motorista muito simpático e prestativo, com o discurso padrão de segurança, oferecendo água mineral aos passageiros; também reparei nas poltronas, muito confortáveis para um ônibus que aparenta já ter alguns anos de estrada. Tudo nota dez!


Até aqui tudo justo e perfeito. Cumpri minha missão e retornei para casa. Mas na semana seguinte...

Domingo, 30 de outubro de 2011...

Na certeza da mesma tranquilidade da viagem anterior, acessei novamente o site da Rodoviária para adquirir minha passagem. Contudo, percebo que, para o mesmo horário que eu desejava, outra empresa muito conhecida seria a que me conduziria: Viação Planalto.
De certa forma mantive a tranquilidade, sobretudo antes de embarcar, pois vi que o carro seria daqueles com Internet sem fio a bordo, poltronas mais confortáveis, enfim, os carros novos que temos visto rodando por aí. Preço: 56 reais.
Mas a decepção começou quando assumi meu lugar: não que isto seja culpa da empresa, mas depois de um jogo eletrizante (Ronaldinho x Grêmio), certamente teria algum torcedor retornando ao interior - pena que meu companheiro de viagem - devidamente trajado com a camisa tricolor - tinha bebido um ponco a mais, e exalava uma mistura de odores, o que o bom e velho gaúcho chama de "ranso brabo".
Imediatamente tratei de achar uma poltrona mais ao fundo e, para piorar um pouco, a única disponível seria em frente ao banheiro do carro. Além do assento estar meio quebrado, dando a impressão de que vamos resbalar para o chão, e ainda por cima cinto de segurança estar travado, alguns infelizes-sem-mira visitaram o WC, deixando um cheiro pior do que o primeiro, atormentando a imediação do fundo.
Fazer o quê?! Tentar relaxar... até porque, o carro já chegou sujo na plataforma de embarque.
Talvez a Planalto não tenha funcionários responsáveis pela limpeza dos veículos. Ou talvez tenha, mas o motorista não os avisou, ou não levou o carro para higienização. Pobre de quem precisou usar o banheiro nesta viagem...


Acho que o melhor que tenho a fazer é torcer muito para que algum cidadão consciente telefone para esta empresa, e entre em contato com sua Ouvidoria para reclamar destas situações quando ocorrerem - ao invés de ficarem postando em blogs por aí...

Só espero que este, ao ligar, não obtenha a resposta da empresa:

"- Ora bolas, não reclame!! Nossa passagem é R$ 1,00 mais barata do que a concorrência!"

Nenhum comentário:

RS 287 - Agudo - RS - Rio Jacuí

RS 287 - Agudo - RS - Rio Jacuí
Semanas após a tragédia, a ponte continua dentro do rio, e não há previsão de reconstrução.