sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Tragédias lá e aqui...

Não se fala em outra coisa: um país foi devastado, e nem precisou chegar o ano de 2012, isto é fato. "- É o fim do mundo!", diziam alguns.
Também é fato que não há brasileiro que não esteja comovido com o ocorrido. Temos visto o exemplo de solidariedade de muitos médicos, enfermeiros, militares, até mesmo civis se deslocando para ajudar. Nosso governo também fez sua parte: enviou rapidamente US$ 15 milhões para auxiliar.
Indiscutivelmente, 2010 não iniciou bem. Deslizamentos no Rio de Janeiro; 10 pontes arrastadas no nosso Rio Grande do Sul amado; terremoto no país mais miserável das Américas.
E o que me faz refletir é que, não muito longe daqui também há flagelados - não em mesma proporção, mas famílias sem esperança, sem recursos - tais como os Haitianos.
A ponte sobre o Jacuí em Agudo/RS continua no fundo do rio; o município de Arroio do Tigre/RS também teve pontes arrastadas; a Região Noroeste teve lavouras inteiras arrasadas com as chuvas de janeiro; em novembro de 2009, Santo Cristo/RS foi arrasada por um vendaval. Também temos nossas calamidades!
Em maio de 2009 foram anunciados recursos para a seca aqui no Estado. A seca foi embora, vieram as enchentes (ironia do destino contra a estiagem), mas os tais recursos até agora, nada.
Enfim... me alegra saber que temos US$ 15 milhões para ajudar quem precisa. Mas me pergunto se virá sequer 1% do que foi para o Haiti para nosso Estado. Dinheiro sabemos que há. Será que há boa vontade?

3 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, somente quem mora no interior, ou depende das estradas é que têm noção do problema que enfrentamos. Muito bom este post... que mais pessoas tenham coragem pra falar o que acontece por aqui... (G.S. AGUDO/RS)

Jesus esta voltando... disse...

Realmente vc tem razão e com o bem sabemos..nada será feito para amenizar a situação do sul do Brasil, mas o que sabemos é que nossom governo só faz o que dá imagem no exterior...e nós brasileiros o que sobrar se sobrar...

Anônimo disse...

AGORA JÁ SÃO MAIS DE 300 MILHOES!! NAO DÁ PRA ACREDITAR NISSO!!! PAÍS DE MERDA!!!!!

RS 287 - Agudo - RS - Rio Jacuí

RS 287 - Agudo - RS - Rio Jacuí
Semanas após a tragédia, a ponte continua dentro do rio, e não há previsão de reconstrução.